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e-Aud

Publicado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 06h54 | Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 08h55

e-Aud é o sistema informatizado de apoio ao Gerenciamento da Atividade de Auditoria Interna Governamental desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), e disponibilizado às Auditorias Internas Governamentais da Administração Pública Federal.

Clique abaixo para acessar tutoriais sobre o e-Aud.

pdf.gif - 1.03 KB Tutorial de uso do e-Aud para os gestores

pdf.gif - 1.03 KB Como exportar dados do sistema e-Aud: Passo a Passo

 

PERGUNTAS FREQUENTES 

  • O e-Aud é a ferramenta de comunicação da Secretaria Federal de Controle (SFC/CGU) com as unidades por ela auditadas, e deve ser utilizado pelos gestores das organizações e das entidades públicas federais auditadas pela CGU.

    O e-Aud também pode ser utilizado pelas Unidades de Auditoria Interna Governamental (UAIG), tanto dos órgãos e unidades que integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCI) quanto às auditorias internas singulares (Audin), para o planejamento e execução dos seus próprios trabalhos de auditoria.

  • O e-Aud está integrado com a plataforma de login único do Governo Federal, o gov.br, que oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais. Se ainda não tiver uma conta no gov.br, acesse o endereço https://acesso.gov.br, escolha a opção Crie sua conta e siga os passos.

    Depois de criada sua conta no gov.br, acesse https://eaud.cgu.gov.br, escolha a opção login único gov.br. Você será direcionado para a tela inicial da plataforma de login único do Governo Federal. Informe seu CPF e, em seguida, a senha que você cadastrou anteriormente.

    No primeiro acesso, ao clicar em Entrar você será solicitado a autorizar o uso de seus dados pelo e-Aud. Isso é necessário para que o sistema receba seus dados pessoais de identificação. Leia os termos de uso e a política de privacidade. Se estiver de acordo e clicar em Autorizar, você será redirecionado para a tela de primeiro login do e-Aud, que solicitará algumas informações adicionais (matrícula SIAPE e telefone de contato). Após preencher os dados e clicar em Salvar, o processo estará concluído.

    Nos próximos acessos, você só precisará ir para https://eaud.cgu.gov.br, escolher a opção login único gov.br e informar seu CPF e a senha que você cadastrou anteriormente no gov.br. Em seguida, você será redirecionado para a tela inicial do e-Aud.

  • O e-Aud pode ser acessado por computador, notebook ou smartphone. Ele é um sistema responsivo, o que quer dizer que a visualização das informações é adaptada ao tamanho da tela que o usuário estiver utilizando.
  • Entre em contato com a Auditoria Interna por meio do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

GESTÃO DE USUÁRIOS E UNIDADES

  • Acesse Meus Dados, na parte superior do e-Aud, e escolha a opção Solicitar Lotação, no menu Unidade e informe a unidade na qual você deseja ser lotado. Ao clicar em solicitar, o seu pedido será encaminhado para avaliação do gestor da unidade.

    Você deverá solicitar lotação apenas para a unidade do seu Câmpus ou do departamento/ setor da Reitoria o qual é responsável.

  • No e-Aud, cada unidade poderá ter um ou mais gestores, que são os responsáveis por gerenciar os usuários lotados na unidade e as equipes às quais eles estão associados.

    No IFNMG, a unidade responsável pela aprovação é a Auditoria Interna, a qual recebe todos os pedidos de lotação e os analisa.

MONITORAMENTO

  • Sempre que a Auditoria Interna inicia o monitoramento de uma recomendação, e sempre que um novo posicionamento é inserido, o sistema e-Aud gera uma pendência para o supervisor da unidade auditada. O sistema também gera uma notificação, que é exibida no menu de notificações (no topo superior à esquerda do e-Aud) e encaminhada para o e-mail dos usuários que estejam definidos como supervisores da unidade, conforme preferências de e-mail configuradas pelo usuário. A configuração de recebimento de e- mail é realizada na opção Meus Dados.
  • Acesse o menu Monitoramento e, em seguida, a opção Monitoramentos. Você irá visualizar todas as recomendações das unidades em que você está lotado. Para ver os detalhes de uma recomendação, clique no id.
  • Se você souber o id da recomendação, clique na lupa que aparece no canto superior esquerdo do e-Aud, informe o id e aperte Enter.Se quiser pesquisar utilizando outros parâmetros, como o título do monitoramento, a situação ou a data limite, escolha a opção Exibir filtros, na tela de pesquisa de monitoramentos (acesse o menu Monitoramento e, em seguida, a opção Monitoramentos). Clique no “id” da recomendação para ver os detalhes.
  • Sempre que uma recomendação aguarda manifestação, o sistema e-Aud gera uma pendência para a unidade auditada. Da mesma forma, sempre que a unidade auditada registra uma manifestação, uma pendência é gerada para a Auditoria Interna.

    Para visualizar com quem está a pendência das recomendações, escolha a opção Exibir filtros, na tela de pesquisa de monitoramentos, e marque a opção Exibir coluna com pendências, no topo da tela. Ao aplicar este filtro, será exibida à esquerda da listagem uma coluna que indica com quem está a pendência da recomendação.

    Para selecionar apenas as que possuem pendência para a sua unidade, utilize a opção “Com Pendências Para” do filtro, e informe o nome da unidade auditada.

  • A tela inicial da lista de monitoramentos exibe a data limite para resposta das recomendações.

  • Toda comunicação da unidade auditada com a Auditoria Interna a respeito do monitoramento de uma recomendação é realizada por meio do registro de uma manifestação. Por meio da manifestação a unidade auditada pode encaminhar providências, solicitar prorrogação de prazo ou de revisão da recomendação.
  • Existem duas opções de interação para registro de manifestação:
    - Manifestação do Gestor: ao selecionar esta opção, a manifestação registrada é enviada de imediato à Auditoria Interna. Apenas os usuários que estejam definidos como supervisor da unidade auditada podem registrar uma manifestação.
    - Minuta de Manifestação: quando a manifestação precisa ser revisada internamente na unidade auditada antes do envio à Auditoria Interna, deve ser criada uma minuta de manifestação. Os usuários que pertencem a equipe de Executores podem criar uma minuta, clicando na interação Criar minuta de manifestação, disponível na tela de detalhamento da recomendação.

    Após criada, a minuta fica disponível na aba subtarefas da recomendação. O acesso à minuta é restrito à unidade auditada, e não é compartilhado com a Auditoria Interna.

  • Quando uma minuta de manifestação é criada, qualquer usuário da equipe de executores, revisores ou supervisores da unidade auditada pode editá-la, detalhando as informações a serem encaminhadas à Auditoria Interna.

    Depois que o conteúdo da minuta estiver completo, ela deve ser encaminhada para revisão. Os usuários que estejam associados à equipe de revisores serão então notificados, e poderão avaliar o texto da minuta.

    O revisor pode solicitar que o autor da minuta faça alterações, selecionando a opção Solicitar Ajustes. Neste caso, ela volta para a situação Em Edição. Após os ajustes, ela deve ser encaminhada novamente para revisão.

    Caso o revisor esteja de acordo com a minuta, ele deve encaminhá-la para aprovação pelo supervisor. Ao escolher a interação Enviar minuta para aprovação, o revisor pode efetuar ajustes na minuta, se entender necessário.

    Quando a minuta é enviada para aprovação, os usuários associados à equipe de supervisores podem solicitar ajustes ou enviar a manifestação à Auditoria Interna, fazendo eventuais alterações que julgar necessárias.

    Quando a interação Enviar Manifestação à Auditoria Interna é registrada por um supervisor, a subtarefa de minuta é concluída, o conteúdo final da minuta é inserido na recomendação original e a Auditoria Interna é notificada.

  • Na tela de detalhes da recomendação, após os dados da recomendação é exibido o histórico, que traz todas as interações já realizadas. Para detalhar um item do histórico, basta clicar sobre ele. A opção filtrar por tipo de interação permite selecionar quais itens do histórico deseja-se exibir (por exemplo, apenas manifestações do gestor e posicionamentos da Auditoria Interna).
  • Na parte inferior da tela de pesquisa de recomendações, há a opção de Exportar, que exporta as informações exibidas para uma planilha eletrônica em formato .csv. Para selecionar quais colunas devem ser exibidas (e exportadas), utilize a opção Exibir/Esconder filtros e selecione as Colunas para exibir.

 

Vídeos de Capacitações do e-Aud (CGU)

1. Curso de e-Aud - Execução de Auditoria e Monitoramento de Recomendações (10/09/2020): 

2. Comunicações e Auditoria e Monitoramento de Recomendações no e-Aud | (23/09/2020):

3. Registro e Monitoramento de Recomendações no e-Aud | (25/09/2020): 

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4. Processo de Supervisão Técnica no e-Aud (21/10/2020): 

5. Monitoramento de recomendações (4/08/2021):  

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