Portal IFNMG - Técnico em Tradução e Interpretação de Libras Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Técnico em Tradução e Interpretação de Libras

Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2017, 10h30

Objetivo geral do curso:
O curso tem como finalidade formar profissionais com domínio da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa, qualificando-os para desempenhar a função de tradutores e intérpretes de Libras, aprimorando o conhecimento das línguas, culturas e identidades envolvidas; bem como dos processos, modelos, estratégias e técnicas que envolvem o processo de tradução e interpretação. O objetivo geral é formar profissionais capazes de atender as demandas sociais e políticas provocadas pelos diferentes grupos sociais e educacionais que trabalham diretamente para prover à pessoa surda ou com deficiência auditiva melhores oportunidades de desenvolver o seu potencial biopsicossocial, proporcionando-lhe um atendimento adequado, a partir de sua singularidade.

 

Perfil profissional do egresso:
O técnico em Tradução e Interpretação de Libras do IFNMG terá um conhecimento amplo da Língua Brasileira de Sinais, seu uso nos diversos espaços sociais da comunidade surda e uma atuação social e profissional comprometida com a construção da consciência de cidadania.

Ele deverá entender que a complexidade da sociedade manifesta-se através de diferentes formas e modos de linguagem, correspondentes a diferentes interesses em constantes confrontos e conflitos, em relação aos quais o cidadão deverá se posicionar.

Diante disso, o perfil do Intérprete de Libras deverá incluir:

  • conhecimentos teórico e descritivo básicos dos componentes fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo da Libras;
  • capacidade de compreender os fatos da língua, da cultura surda e de conduzir diálogos em língua de sinais que possam ser aplicadas a problemas do uso e de aprendizagem de conhecimentos gerais utilizando a Libras;
  • capacidade de desempenhar o papel de multiplicador, formando intérpretes e fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas e culturais da Língua de Sinais Brasileira.

Visando atender as atividades de tradução / interpretação em Libras/ Língua Portuguesa, o técnico de nível médio em Libras deverá adquirir e desenvolver, durante o curso e no decurso de sua carreira, as seguintes competências:

  • ser proficiente em Libras;
  • orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;
  • orientar e mediar o trabalho do empregado surdo;
  • assumir e saber lidar com a diversidade existente entre o surdo e realidade que o cerca;
  • utilizar metodologias, estratégias comunicacionais que apoiem o surdo nos diversos espaços de convivência;
  • ser tradutor intérprete de Libras/ Língua Portuguesa em todos os espaços que necessitarem desse profissional.

O profissional formado no curso técnico em Tradução e Interpretação de Libras será habilitado para atuar em instituições públicas ou privadas realizando a tradução e/ou interpretação da língua oral - falada ou escrita - para a língua sinalizada e vice-versa, observando os preceitos éticos da confiabilidade, imparcialidade, discrição, distância profissional e fidelidade tradutória.

O profissional técnico em Tradução e Interpretação de Libras deverá compreender as funções inerentes à sua atuação, sendo estimulado a manter sempre uma postura de alto caráter moral, honesta, consciente, confidente e de equilíbrio emocional.  Ele será instruído e orientado sobre a ética da sua profissão, sobretudo quanto às informações confidenciais porventura confiadas a ele durante sua atuação. Será, portanto um profissional apto a manter uma atitude imparcial durante o transcurso da intermediação linguística, traduzindo e interpretando de modo ético e fiel, dentro dos limites de sua função.

O técnico em Tradução e Interpretação de Libras será também qualificado para reconhecer e mapear seu nível de competência tradutória, a fim de delimitar as áreas especializadas de sua atuação, especialmente quanto a palestras técnicas em que for procurado para atuar.

O técnico em Tradução e Interpretação de Libras será um profissional habilitado para  manter a dignidade, o respeito e a pureza das línguas, culturas e identidades envolvidas em sua atuação; esclarecendo sempre que possível ao público acerca das peculiaridades das pessoas surdas e da Língua de Sinais, a fim de tornar a comunicação mais fluida e acessível. Ele será também estimulado a, diante dos vários tipos de assistência a que o seu cliente surdo faz jus, buscar atender as suas necessidades particulares com excelência e eficácia.

Em suma, os técnicos de nível médio em Tradução e Interpretação de Libras estarão aptos para:

  • atuar no uso e na interpretação desta língua nos diversos espaços sociais e acadêmicos;
  • capacitar profissionais de diferentes áreas de conhecimentos, mediante o aprofundamento e valorização do uso da comunicação e expressão em Libras;
  • difundir a importância de assegurar à pessoa surda ou com deficiência auditiva o acesso à comunicação, à informação e à educação, a sua efetiva integração na vida em sociedade;
  • promover reflexões sobre a questão da inclusão e das oportunidades dirigidas à pessoa surda ou com deficiência auditiva, tendo como estratégia a premissa de que todos têm os mesmos direitos para o pleno exercício da cidadania;
  • atender a demanda do mercado de trabalho, através de profissionais especializados em Libras, que venham preencher lacunas existentes na estrutura de recursos humanos das indústrias, das escolas entre outros.

 

Possibilidades (áreas) de atuação:
Os egressos do curso técnico em Tradução e Interpretação de Libras poderão atuar juntamente às comunidades surdas em todos os níveis de exigências e em diferentes áreas de atuação, em instituições de áreas diversas, privadas, municipais, estaduais ou federais em que haja a necessidade de intermediação da comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. O técnico em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais formado pelo IFNMG será, portanto, o profissional habilitado para ter visão ampla e generalista da comunicação e interpretação da Libras, preparado para atuar nas áreas de conhecimento e de aplicação onde o sujeito surdo e a Libras se fazem presentes: escolas, empresas, comércio, hospitais, concursos, espaços jurídicos, entre outros.

 

Identificação do curso

Nome do curso: Técnico de Nível Médio em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais - Libras

Habilitação: Técnico em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais - Libras

Nível: Técnico

Eixo tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

Modalidade: Subsequente/concomitante na modalidade educação a distância

Locais de oferta (polos): Campus do IFNMG

Forma de ingresso: ter concluído ou cursar o Ensino Médio e ser selecionado em processo seletivo específico

Requisito de acesso: Apresentação do certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Turno de oferta: Noturno

Duração do curso: dois anos

Carga horária total do curso: 1500 horas

Regime letivo: O curso técnico em Tradução e Interpretação de Libras foi estruturado em quatro módulos que totalizam 22 componentes curriculares. É necessário que o aluno realize o Componente Curricular de Metodologia em EaD para que inicie o curso, podendo assim entrar no início de qualquer módulo, desde que tenha sido aprovado por frequência.

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página