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Licenciatura em Matemática

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 07h00 | Última atualização em Quinta, 01 de Julho de 2021, 18h20

MATEMATICA

O curso de Licenciatura em Matemática visa formar professores para o exercício do magistério na Educação Básica (segunda fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio) em Matemática.

Objetivos específicos
- Superar a visão fragmentada na formação dos professores de Matemática;
- Promover uma formação ampla no sentido de enfrentar os desafios e dilemas da docência;
- Possibilitar o domínio dos conteúdos específicos, compreendendo as questões envolvidas em seu trabalho, sua identificação e resolução, autonomia para tomar decisões e responsabilidade pelas opções feitas;
- Construir competências que aliem dialeticamente a relação teórico-prática;
- Produzir e socializar os conhecimentos matemáticos construindo novas possibilidades para o ensino-aprendizagem;
- Investigar, refletir, selecionar, planejar, organizar, integrar, avaliar, articular experiências, recriar e criar formas de intervenção junto ao processo de construção do conhecimento;
- Pautar as ações por princípios éticos de dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, diálogo, responsabilidade, e solidariedade, para atuação como profissionais e como cidadãos.

- Nome do curso: Matemática
- Modalidade: Presencial
- Tipo: Licenciatura
- Habilitação: Professor da Educação Básica
- Ano de implantação: 2007
- Ato de autorização: Resolução CD Nº 10 - 04/10/2006
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40
- Número de vagas ofertadas por turma: 40
- Formas de acesso: SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 100%SISU
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre
- Turno de funcionamento: Matutino/Noturno
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo: 8 semestres / 4 anos e Limite Máximo: 12 semestres / 6 anos
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: (Nota da avaliação in loco – SINAES; Nota do ENADE)

- Perfil do egresso (como consta no PPC)

O processo de formação do professor no decorrer do Curso de Licenciatura em Matemática, em seus diferentes momentos, deve propiciar aos alunos oportunidades de vivenciarem situações de aprendizagem que os possibilitem a desenvolver competências e habilidades que lhes permitam ao final do curso:
· Articular o processo de vivências de aprendizagem e pesquisa na produção do conhecimento.
· Apresentar domínio de saberes necessários à compreensão das tecnologias em atendimento à dinâmica do mundo contemporâneo.
· Conhecer os processos cognitivos dos alunos na aprendizagem de conceitos matemáticos, resultantes de pesquisa na área de Educação Matemática e da Psicologia da Educação Matemática.
· Compreender as Ciências enquanto construção humana, reconhecendo os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto social, econômico, político e cultural.
· Compreender o processo de aprendizagem referido à prática escolar, considerando as relações intra e interinstitucionais.
· Elaborar, analisar e utilizar diferentes procedimentos de avaliação do processo de aprendizagem, tendo em vista a superação da ênfase na abordagem meramente informativa/conteudista.
· Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula.
· Reconhecer a importância da adoção de procedimentos contínuos e sistemáticos da avaliação na perspectiva de acompanhar a aprendizagem do aluno.
· Buscar uma relação teórico-prática, inter e transdisciplinar na perspectiva de acompanhar criticamente as mudanças que vêm ocorrendo, principalmente a partir das últimas décadas do século XX alterando, de forma significativa, a nossa realidade.
· Reconhecer a importância da Matemática na descrição e explicação dos fenômenos naturais, dos processos naturais e dos equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios científicos gerais.
· Desenvolver autonomia para atualização, (re) construção, divulgação e aprofundamento contínuo de seus conhecimentos (científico, tecnológico e humanístico).
· Utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas educativas, integrando o conhecimento científico ao processo de aprendizagem.
· Elaborar e executar projetos científico-educacionais.
· Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como: relatórios, trabalhos para publicação, seminários, palestras.
· Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
· Manter atualizada a cultura científica geral, especialmente através da utilização de textos básicos de divulgação científica.
· Estruturar os saberes da área da Matemática, buscando a interação transdisciplinar, bem como as metodologias de aprendizagem a serem utilizadas.
· Planejar e organizar o trabalho educativo, centrado em problemas significativos, discutidos a partir de abordagens teóricas que buscam a interação dos diversos campos do saber.
· Preparar e desenvolver materiais didático-pedagógicos bem como instrumentos de avaliação objetivando seu aprimoramento dos referidos materiais.
· Interpretar e utilizar diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões dentre outras)
· Utilizar modelos científicos reconhecendo seus domínios de validade.
· Valorizar a construção coletiva do conhecimento, organizando, coordenando e participando de equipes multiprofissionais e multidisciplinares.
· Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade.

- http://www.ifnmg.edu.br/arquivos/2011/pdf.gif Projeto Pedagógico do Curso – PPC (link para PDF)

- http://www.ifnmg.edu.br/arquivos/2011/pdf.gif Matriz Curricular do Curso (link para PDF – Matriz conforme o PPC, constando dos períodos, disciplinas, cargas horárias e pré-requisitos)

 

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