Portal IFNMG - Formatura da 1ª turma de AutoCAD e SketchUp Ir direto para menu de acessibilidade.

Formatura da 1ª turma de AutoCAD e SketchUp

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 12h17 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 12h17

221217 sketch

No dia 13 de dezembro aconteceu no Campus Montes Claros a formatura da primeira turma do curso de AutoCAD e SketchUp. Esse curso de Formação Inicial e Continuada foi ofertado através do projeto de extensão tecnológica “Universalidade da Engenharia: Curso básico de Desenho Assistido por Computador (AutoCAD e SketchUp)”, coordenado pela professora Cabriella Novello de Andrade, e que contou com 14 participantes do curso de Engenharia Química do IFNMG e 16 participantes de graduações de outras IES. Os acadêmicos de ambas categorias foram classificados mediante edital publicado, que teve um total de 302 inscrições de pessoas interessadas em aprender os softwares de Desenho Assistido por Computador.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do coordenador de extensão, que falou no âmbito da extensão que tem sido desenvolvida no campus Montes Claros. Segundo o professor Mário Sérgio Silveira o projeto é interessante devido ao fato dos softwares utilizados serem empregados com frequência nas áreas de arquitetura e engenharia. Ainda foi feita a ponderação de que existe grande possibilidade do projeto seja replicado no ano que vem, caso a professora o submeta novamente. Já o professor Pedro Henrique de Oliveira Gomes, coordenador de ensino do campus Montes Claros, também convidado para a solenidade, destacou a importância de projetos afins para a instituição. Segundo o professor, a oferta de outros cursos, além dos regulares (técnicos e superiores), é necessária e a instituição tem o compromisso de a fazer.

A coordenadora do projeto, professora Cabriella, primeiramente, parabenizou os 28 alunos formandos pelo interesse de saírem da zona de conforto e buscarem uma qualificação para desenvolverem projetos 2D e 3D. De acordo com ela, a ocasião era o resultado de sonhos: Dela com o acadêmico da Engenharia Química João Paulo S. Fernandes, que desejavam complementar as aulas de Desenho Técnico; e, também, dos participantes que ao das 50 horas de curso (30 horas de AutoCAD e 20 horas de SkethcUp), com muita dedicação, aprenderam com muito afinco e responsabilidade. Por último, a coordenadora, concluiu mostrando as diversas aplicabilidades do Desenho Técnico e das ferramentas CAD para desenvolvimento de atividades inerentes aos Arquitetos, Engenheiros Químicos, Civis, de Alimentos e Agrícolas-Ambientais, que são as futuras profissões dos participantes do curso.

Após o pronunciamento da mesa de honra, foi realizada a entrega dos certificados e uma sessão de premiação aos que destacaram no projeto. Foram premiados com pen drives de 32 Gigabytes os 4 melhores projetos desenvolvidos no curso, sendo que 2 eram de acadêmicos do IFNMG (1° Lugar: Lívia Mayra Andrade / 2° Lugar: Luis Gustavo Ferreira Borges) e 2 acadêmicos de outras IES (1° Lugar: Éster Moraes de Souza / 2° Thamires de Freitas de Oliveira). Também recebeu o mesmo prêmio, com menção de aluno destaque, o acadêmico Igor Talles Fonseca Figueiredo, o participante foi agraciado por ter, além de outros aspectos, frequentado todas as aulas e participado de todas as atividades do curso. Após isso, o bolsista do projeto João Paulo S. Fernandes, agradeceu a todos os presentes e avaliou o IFNMG dizendo se orgulhar de ser aluno da instituição. Além disso, o acadêmico da Engenharia Química destacou a importância da relação no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, para que o IFNMG promova o desenvolvimento social e regional, encerrando-se assim a cerimônia de formatura.

Veja o álbum completo aqui.