Portal IFNMG - Alunas de projeto de extensão do IFNMG – Campus Montes Claros realizam atividade de observação de um raro evento astronômico: eclipse lunar e superlua Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2015, 09h06 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2015, 12h10

No último domingo, dia 27/09/2015, foi realizada a atividade de observação da superlua com eclipse lunar no campus Montes Claros do IFNMG, orientada pelas alunas Anne Karoline Andrade Vieira, Emanuelle Alves Campos e Polyana Gomes de Aguiar, do curso de Engenharia Química. Tal atividade faz parte do projeto de extensão ‘Astronomia para todos’, que tem como coordenador o professor Marcos Aurélio Duarte Carvalho. O projeto Astronomia para todos é um projeto que visa fomentar atividades de divulgação da ciência usando a astronomia na microrregião de Montes Claros - MG. Um de seus meios é a realização de observações por um telescópio newtoniano, o RF 203 mm Toya Skymaster BDT 203STEQ4-5 Black Diamond em escolas de rede pública e privada, para alunos de ensino fundamental e médio.

Desde 1982 essa foi a primeira vez que ocorreu o encontro entre esses dois fenômenos, uma coincidência rara, que aconteceu apenas cinco vezes no século passado. A lua estava no seu ponto mais próximo da terra conhecido como perigeu lunar, o que a fez parecer maior do que o habitual. Para que houvesse um eclipse total, a Lua passou pela sombra da Terra, estando alinhados com o Sol. No evento do domingo a Lua adquiriu uma coloração avermelhada, causada pela refração dos raios solares na atmosfera da Terra, e por isso deu-se o nome de Lua de Sangue.

Vários amigos e parentes das alunas do projeto de extensão foram prestigiar esse momento raro. Contaram também com a importante presença da Polícia Militar, e dos professores Alysson Teixeira e Amauri Deoli, representantes do CEAMONTES (Centro de Estudos Astronômicos de Montes Claros).

"Agradecemos ao IFNMG pelo apoio, ao nosso coordenador Marcos Aurélio D. Carvaho, à Polícia Militar, ao Francisco Jesus por fotografar o momento, ao Alysson Teixeira e Amauri Deoli pela parceria, e aos alunos, amigos e familiares que compareceram no local para prestigiar o momento.”

Anne Karoline, Emanuelle Alves e Polyana Gomes