Portal IFNMG - Turmas de Ensino Médio Integrado e Concomitante do Câmpus Almenara realizam visitas técnicas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 07 de Julho de 2015, 15h28 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 15h34

collage photocat

Nas últimas semanas, os alunos do 1º ano do Curso Técnico em Zootecnica Integrado ao Ensino Médio realizaram visita técnica ao Instituto de Permacultura do Vale do Jequitinhonha – Sítio Maravilha – vinculado ao Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, Araçuaí/MG, como atividade prática complementar ao ensino.

SITIO MARAVILHAOs alunos  conheceram os princípios da permacultura, instalações e manejo de animais de pequeno e médio porte, materiais e processos de bioconstruções, técnicas de produção agroecológica respeitando o meio ambiente e otimizando o uso dos recursos naturais.

Nessa oportunidade, os alunos conheceram as instalações do IFNMG – Campus Araçuaí e foram recepcionados pelo Diretor de Ensino, Prof. Natalino Martins Gomes, reforçando o intercâmbio de ações entre os Campi do IFNMG.

Já os alunos do Curso Técnico em Agropecuária Concomitante/Subsequente realizaram visita técnica na comunidade rural Viração no município de Joaíma-MG, por intermédio da Cáritas Diocesana de Almenara, como atividade prática complementar à disciplina de Desenvolvimento Rural, ministrada pelo prof. Eduardo Charles Barbosa Ayres.

sitio Viração

IMG 20150627 095917687Na ocasião, os alunos conheceram tecnologias sociais para convivência com o Semiárido, como as cisternas de placa para captação de água da chuva para consumo humano, cisterna calçadão, barragem subterrânea, cisterna enxurrada, sistema alternativo de irrigação, cultivo de hortaliças em “canteiro econômico”, plantios e sistemas familiares de produção agroecológicos.

Além disso, os alunos conheceram a história da comunidade e a importância do acesso à terra como meio de desenvolvimento e prosperidade para as famílias rurais.

A visita teve como resultado a ampliação dos horizontes técnico e social na formação dos estudantes permitindo maior conhecimento sobre a realidade rural do Baixo Jequitinhonha.

As visitas foram organizadas pelos professores Luiz Henrique Mota e Eduardo Charles Barbosa Ayres.

Criado em 07/07/2015