Portal IFNMG - Cultura regional e presença dos dirigentes do IFNMG marcam a inauguração da biblioteca do Câmpus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 30 de Junho de 2015, 15h08 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 15h34
imagem sem descrição.

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (30/06) com a presença de artistas regionais, de representantes de entidades parceiras e de alunos, professores, servidores e dirigentes do IFNMG, foi inaugurada a nova biblioteca do Câmpus Almenara, no Vale do Jequitinhonha.

O evento foi marcado por apresentações de músicas e poesias por artistas locais. O Grupo Genesis, formado por alunos do Câmpus Almenara, cantaram músicas tradicionais da região. Os poetas Trabion e Luiz Edmundo Alves recitaram versos e falaram da importância da leitura e da poesia na formação humana. Três alunos do Câmpus também recitaram poesias feitas especialmente para a solenidade.

Para o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, uma nova e bem estrutura biblioteca corresponde com o dever do Instituto de servir à comunidade com excelência. “É com imenso orgulho que o Instituto entrega essa biblioteca para que a comunidade acadêmica construa, aperfeiçoe e melhore o processo de ensino-aprendizagem. O nosso papel é fazer com que todas nossas unidades avancem e andem em harmonia para alcançar o patamar necessário para melhor servir à população”, ressaltou o reitor.

O diretor-geral do Câmpus Almenara, professor Joan Brálio Mendes Pereira Lima agradeceu aos organizadores do evento e aos dirigentes presentes e ressaltou que a unidade se constrói dia a dia e coletivamente. Para agradecer aos servidores, Joan também lançou mão da arte regional e cantou, junto ao Grupo Genesis, a música Jequitinhonha, de Paulinho Pedra Azul.

Após as falas e apresentações culturais, o reitor do IFNMG e o diretor-geral do Câmpus Almenara realizaram o desenlace da fita e o descerramento da placa de inauguração da biblioteca, e convidaram todos os presentes a conheceram as dependências do local. A partir desta terça, a biblioteca já está disponível para utilização.

Além do reitor, compareceram ao evento os diretores-gerais dos onze câmpus do Instituto, os pró-reitores de Administração, de Desenvolvimento Institucional, de Ensino e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o diretor do Centro de Referência em Educação à Distância e o diretor de Gestão de Pessoas do IFNMG. Os gestores máximos do Instituto estão no Câmpus Almenara também para participarem da 45a reunião do Colégio de Dirigentes do IFNMG. A prefeita de Almenara, Fabiany Ferraz, também prestigiou a inauguração.

Prédio

O prédio da nova Biblioteca do Câmpus Almenara possui 600 metros quadrados de construção, divididos em dois pavimentos. No andar superior ficam as estantes, mesas, cadeiras, recepção e sofá, além do acervo de quase 4 mil livros. No andar inferior estão localizadas as cinco salas fechadas para estudo em grupo e uma sala multimídia. O prédio foi planejado para oferecer atendimento com acessibilidade, com rampas, plataforma de elevação e quatro banheiros com acessibilidade.

A obra, conduzida pelo engenheiro do IFNMG, Geraldo Wagner Soares e pelas equipes do Departamento de Infraestrutura (Dinfra) e do Câmpus Almenara, custou aproximadamente R$ 766 mil, e em mobiliário e infraestrutura foi investido quase R$ 200 mil.

Para o bibliotecário do Câmpus Romualdo Machado, a entrega da nova estrutura é um grande benefício para o aprendizado dos alunos. “A biblioteca é uma peça fundamental para a construção do saber, e com esse novo prédio temos mais capacidade de disseminar melhor o conhecimento e a informação nos diversos formatos disponíveis”, disse Romualdo.

Confira algumas fotos do evento na página do Facebook do IFNMG, clicando aqui.