Portal IFNMG - IFNMG estreita os laços com a França para ampliar intercâmbio de estudantes Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG estreita os laços com a França para ampliar intercâmbio de estudantes

Publicado: Sexta, 21 de Julho de 2017, 16h39 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2017, 16h50
imagem sem descrição.

O IFNMG mantém uma parceria com o Ministério da Agricultura da França que possibilita ofertar aos estudantes brasileiros e franceses um intercâmbio entre os dois países. Até hoje, sete alunos já foram beneficiados: um brasileiro e seis franceses. A expectativa da Coordenação de Relações Internacionais do Instituto é ampliar esse número até o ano que vem. Por isso, a servidora representante do Núcleo de Mobilidade Acadêmica do IFNMG, Roberta Santos, participou de uma reunião com a responsável pela Rede Brasil dos estabelecimentos de ensino agrícola francês – órgão ligado ao Ministério da Agricultura da França -, Fanny de Oliveira Santos. Ela é brasileira e mora na França desde criança. O encontro foi em Belo Horizonte, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), no início deste mês (04/07).

Também estiveram presentes os assessores e representantes de alguns campi do IFMG e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Na ocasião, Fanny agradeceu pelas parcerias com as instituições mineiras e reafirmou o interesse da França em manter os programas de mobilidade acadêmica no Brasil, inclusive, disse que pretende firmar a parceria com mais Institutos Federais.

Roberta destacou a importância da reunião, pois, segundo ela, foi um momento para consolidar a parceria. “Conhecemos melhor o programa, e o encontro proporcionou mais motivação para participarmos dessas políticas de internacionalização, pois é uma forma de oportunizar que nossos alunos tenham mais contato com outras culturas e para que possam se aperfeiçoar”, afirmou a servidora.

Programa Service Civique (Serviço Cívico)

Os estudantes têm a oportunidade de realizar os intercâmbios por meio do Programa Serviço Cívico, cujo objetivo é promover a integração social. O programa rege por um princípio motivacional, em que estudantes tornam-se voluntários para praticar ações de solidariedade tanto com a comunidade externa quanto com a comunidade acadêmica de uma instituição.

Os jovens que participam dessa missão recebem um incentivo financeiro do Ministério da Agricultura Francês. Já as instituições garantem alimentação e hospedagem. “Devido à parceria Brasil e França, o programa tem ações recíprocas, ou seja, podemos enviar estudantes brasileiros para a França como podemos receber alunos franceses no Brasil”, explica Roberta.

Para este ano, há a possibilidade de o IFNMG receber dois voluntários. Para o ano que vem, a expectativa é enviar dois estudantes para a França.