Portal IFNMG - CEAD/IFNMG participa de Fórum Nacional de Educação a Distância e formatação das diretrizes do Mediotec Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 20h51 | Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2017, 18h00

O Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD/IFNMG) participou nos dias 23 e 24 de março da 1ª reunião extraordinária 2017 do Fórum Nacional de Coordenadores da Rede e-Tec Brasil (FNETEC). A solenidade de abertura contou com as presenças, do reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, o presidente do FNETEC e coordenador-geral da Rede e-Tec na UFRN, Ivan Max Freire de Lacerda, do diretor do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN, Ivonildo Rego e da assessora especial da Diretoria de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica (DIR) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), Maria das Graças Costa Neri da Silva.

O evento reuniu coordenadores de 39 Instituições integrantes da Rede e-Tec Brasil e foi realizado na cidade de Natal (RN).

Gestores e coordenadores participantes do FNETEC

O FNETEC foi criado em 2016, durante a Reunião Técnica Nacional de Coordenadores da Rede e-Tec e Profuncionário e naquela ocasião, ficou deliberado um encontro anual ordinário do FNETEC, com eleições dos membros da diretoria que cumprirão mandato de um ano. Cabe ressaltar, que o CEAD/IFNMG participou da diretoria 2016 do FNETEC, o diretor geral do CEAD/IFNMG, Antônio Carlos Martins, atuou no cargo de secretário. Outros encontros extraordinários também estão previstos, como esse FNETEC especial, que se apresenta em momento de expansão da Rede e do sistema EAD e da abertura nacional do MedioTec.

O FNETEC tem caráter deliberativo e consultivo e tem a finalidade de apoiar e subsidiar a DIR/SETEC/MEC quanto à formulação de diretrizes nacionais sobre os cursos e gestão da Rede e-Tec Brasil. Para o Presidente FNETEC, Ivan Max Freire de Lacerda, “o FNETEC é uma estratégia participativa e democrática de definição de critérios técnicos-pedagógicos, parâmetros de fomento e as demais ações no âmbito da Rede e-Tec Brasil” destacou.

Na programação do encontro, aprovação do regimento interno do FNETEC, palestras, trocas de experiências e plenária de proposições, além de uma apresentação da SETEC/MEC acerca das diretrizes do Mediotec, novo programa do governo federal que visa oferecer uma formação técnica e profissional integrada à educação básica de ensino médio em tempo integral. O Mediotec está sendo formatado em continuidade ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e prevê, também, a oferta por meio da EAD.

No eixo temático “trocas de experiências”, foram apresentadas duas instituições de ensino que tiveram seus trabalhos destacados no cenário nacional, com boas práticas no ensino EAD por intermédio da Rede e-Tec Brasil. Uma das Instituições escolhidas foi o CEAD/IFNMG e quem a representou foi a coordenadora de Ensino Ramony Oliveira que falou da experiência do CEAD/IFNMG na gestão da oferta de cursos da Rede e-Tec pelo Bolsa-Formação. Ela apontou as estratégias utilizadas pelo CEAD/IFNMG para atingir números relevantes de cursos e vagas em uma dimensão territorial extensa, regiões Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Minas Gerais, as quais apresentam características distintas entre si. Para a coordenadora de ensino do CEAD/IFNMG, o planejamento, estudo de demandas e vocações regionais, parcerias com as prefeituras e o trabalho em equipe foram os fatores determinantes para se alcançar o desenvolvimento regional e local por meio da EAD. “Fomos aprendendo a melhorar os processos, pensando juntos sobre eles, executando e analisando como poderíamos superar as dificuldades. Agora, por exemplo, é um momento delicado de cortes e readequações e ao mesmo tempo de expansão. Requer muita criatividade no que diz respeito à gestão. Primeiro, porque há um contingenciamento de recursos que pode impossibilitar ações importantes para uma oferta de qualidade; segundo pela necessidade de adequação das legislações vigentes para que as IE abarquem as peculiaridades das próprias Instituições, das regiões e dos cursos ofertados”, explicou.

Ramony Oliveira – Coordenadora de Ensino do CEAD/IFNMG

O Colégio Técnico de Floriano (CTF) vinculado a Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi outra referência do encontro. O CTF foi representado pelo coordenador e professor do curso Técnico em Apicultura, Laurielson Chaves Alencar que falou sobre o ensino, pesquisa e extensão na oferta do curso técnico em Apicultura pela Rede e-Tec Brasil. “A apicultura é uma atividade antiga para a humanidade, que faz uso dos produtos da colmeia desde sete mil anos antes de Cristo, quando o mel já era usado na alimentação e para fins medicinais. Na atualidade o mel tem sido utilizado na indústria de alimentos, cosmética, farmacêutica e no consumo direto à mesa, apresentando possibilidades variadas em extensão e as parcerias, que são as chaves motoras de articulação entre o mundo produtivo, o conhecimento científico e a tecnologia na cadeia produtiva e comercialização do produto”, destacou.

MEDIOTEC

O programa é una nova ação estratégica do Pronatec que visa ofertar cursos técnicos para alunos matriculados em escolas públicas.Graça Neri explicou que serão ofertadas 82 mil vagas em todo o país, principalmente, em regiões com alta demanda escolar. “Uma vez que o público-alvo do MedioTec será o aluno do ensino médio das redes públicas de educação, a seleção ficará a critério das secretarias estaduais, seguindo as diretrizes definidas pelo MEC”, explicou a assessora da DIR/SETEC/MEC.

Fonte: Divulgação CEAD