Portal IFNMG - Servidores do IFNMG podem opinar sobre o Regulamento dos Cursos de Graduação Ir direto para menu de acessibilidade.

Servidores do IFNMG podem opinar sobre o Regulamento dos Cursos de Graduação

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2016, 16h27 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 09h34

Servidores do IFNMG têm até o dia 06 de dezembro para opinarem sobre o Regulamento dos Cursos de Graduação na plataforma Participe. Segundo o diretor do Departamento de Ensino Superior do IFNMG, Roberto Marques Silva, o regulamento regimenta todas as atividades de ensino nos cursos superiores no âmbito do IFNMG, daí a importância de se verificar se todas as demandas do ensino superior estão atendidas e sistematicamente organizadas. “Isso implicará diretamente no bom andamento dos cursos superiores do IFNMG”, afirmar o diretor.

O diretor informa que mudanças importantes constam no novo documento, tais como: os procedimentos para disciplinas optativas, estudante especial, possibilidade de oferta de carga horária semipresencial nos cursos, curricularização da extensão; explicitação da necessidade de desenvolvimento de pesquisa aplicada e de extensão, tal como determina a lei de criação dos Institutos Federias; previsão do envio de frequências parciais para beneficiários do Programa de Assistência Estudantil ou de bolsas similares; e regulamentação dos critérios para o estudante ser considerado desistente, bem como os procedimentos a serem adotados em caso de falta coletiva e reposição de aula.

Sobre a importância da participação dos servidores, Roberto Marques destaca: “Todos temos visões diferentes dos processos de ensino, principalmente dos que nos são mais peculiares, nessa perspectiva todos podem contribuir para que nosso regulamento evolua”.

A Minuta da Revisão do Regulamento Graduação - Participe foi elaborada pelo Departamento de Ensino Superior da Reitoria com a colaboração de muitos servidores dos campi do IFNMG. Após as contribuições, o Regulamento seguirá para as instâncias superiores para aprovação.