Portal IFNMG - Conif vai ao Congresso Nacional defender o orçamento para 2017 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Conif vai ao Congresso Nacional defender o orçamento para 2017

Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2016, 10h44 | Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2016, 11h09
imagem sem descrição.

A garantia de orçamento compatível com as atividades previstas para 2017 foi tema de reunião na última terça-feira, 23/8, no Senado. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) apresentou documento com propostas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para a preservação dos recursos destinados às instituições federais de ensino.

O relator do projeto afirmou que analisaria as questões apresentadas para que fossem incluídas ao texto-base. As demandas do Conif foram contempladas na matéria aprovada pelo Congresso Nacional na madrugada de quarta-feira, 24/8.

Para o presidente do Conselho, Marcelo Bender Machado, a previsão inicial do PLDO era insuficiente para garantir o funcionamento das 644 unidades da Rede Federal implantadas em todo o Brasil. “Pleiteamos, minimamente, executar o recurso de 2016 com o acréscimo da inflação, sem contingenciamento de verbas, e fomos ouvidos”, destaca.

Com expressiva presença de reitores e diretores das instituições da Rede Federal, participaram da reunião parlamentares de diversos partidos.

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, esteve nessa audiência. Paralelamente, ele tem atuado junto a parlamentares para sensibilizá-los quanto aos problemas para o funcionamento da Rede Federal caso não se preservem recursos destinados aos IFs, CEFETs e Colégio Pedro II na LDO.

Plenário

No Congresso Nacional, os reitores acompanharam parte da sessão que deu início à votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017. Em suas intervenções, deputados federais e senadores citaram a importância de dialogar com a Rede Federal para manter o nível de excelência de educação profissional e tecnológica ofertado pelas instituições.

 

 

Adaptado de texto produzido pela Assessoria de Comunicação do Conif

Fim do conteúdo da página