Portal IFNMG - Concurso de fotografia promove reflexão crítica sobre meio ambiente e sociedade Ir direto para menu de acessibilidade.

Concurso de fotografia promove reflexão crítica sobre meio ambiente e sociedade

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2016, 18h45 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2016, 19h00
imagem sem descrição.

No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente não faltaram ações de estudantes e professores do IFNMG que tinham como objetivo discutir o tema e promover conscientização. O concurso de fotografia lançado pelas professoras Cabriella Novelo e Luciana Gusmão, do IFNMG-Campus Montes Claros, foi uma dessas campanhas em defesa do meio ambiente.

Cabriella é professora de Artes. Luciana, de Sociologia. Elas uniram as duas áreas, e o resultado culminou em 110 fotos que representam a importância da sustentabilidade aliada a movimentos artísticos estudados em sala. “Simbolizar o meio ambiente e sustentabilidade através da fotografia foi o desafio assumido pelo 2º ano do curso Técnico Integrado em Informática e em Química. Decidimos fazer esse concurso com o mesmo tema do projeto 'Eu Fotógrafo', 'Meio Ambiente e Sustentabilidade', porém, com mais uma exigência: respeitar as características de um dos movimentos estudados do início do século XIX: Neoclassicismo, Romantismo e Realismo. Os alunos tiveram uma semana para fazerem as fotos”, explica a professora Cabriella.

Cabi e Luciana

As docentes defendem que a educação em arte aliada à sociologia colabora para que o aluno desenvolva um olhar crítico do mundo. Também é uma forma, segundo elas, de apreender os significados da visualidade que cercam o ser humano, aguçando a consciência para analisar as imagens que permeiam seu cotidiano. Foi exatamente o que fez a aluna Deborah Katheriny Almeida Ribeiro, do 2º ano integrado do curso de Informática, ao fotografar um trabalhador, do Campus Montes Claros, com uma enxada nas mãos. “O meu principal objetivo ao registrar minha foto foi mostrar às pessoas sobre a realidade dos trabalhadores. Em artes, estávamos estudando sobre o Realismo, então busquei inspiração neste movimento para que as pessoas vejam o trabalhador com mais respeito, percebendo a importância dele na sociedade e dentro do Campus”, destaca a aluna.

Projetos que contagiam

De todas as fotos, a de Deborah foi a mais votada por servidores e alunos do Campus Montes Claros. “Cada turma do segundo ano de Informática e Química selecionou, em média, as 20 melhores fotos de cada sala. Três alunas da Informática criaram um programa de votação, e disponibilizamos um computador no hall do prédio de ensino durante 24h, onde todos podiam ver as fotos e votar. Em seguida, foi feito um relatório e um gráfico mostrando as fotos ganhadoras”, esclareceu Cabriella, que não esconde a satisfação de ter constatado que aliar o tema do "Eu fotografo" com os movimentos artísticos estudados foi uma metodologia que deu certo.

Deborah

A professora Luciana destaca que a participação dos estudantes superou as expectativas e foi um dos pontos positivos do concurso. “O envolvimento dos alunos no projeto foi fundamental para o êxito, foi positivo tanto para os alunos quanto para nós professoras”, afirma Luciana.

Ela ainda aponta que projetos como esse oportunizam que os alunos aprendam de forma construtiva e proveitosa, desenvolvendo a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar, divertindo-se. Deborah é testemunha de todos esses benefícios. Aprendeu sobre a arte da fotografia e colocou em prática. “Assim como pintores transmitem os seus sentimentos e realidade através de telas, também é possível com a fotografia. Além disso é necessário regular o foco, luz, nitidez, para que a fotografia seja de qualidade e, isso é arte”, argumenta a estudante.

A aluna Maria Clara Moreira Rocha foi autora das fotos classificadas em 2º, 3º e 5º lugar. Mesmo não tendo ficado em 1º lugar, Maria Clara afirma que ficou muito feliz com o resultado. "Eu sempre tive facilidade com fotografias, mas nem imaginava que as três fotos que eu enviei seriam selecionadas", afirma a estudante.

Além de Deborah e Maria Clara, mais 9 alunos tiveram suas fotos selecionadas. São eles: Maria Luiza Silva de Sousa, Vivian Dos Santos Ferreira, Jeniffer Keterly Gonçalves Santana, Rayssa Damaris Silva Rocha, Bruna Fernandes, Ana Flávia Freire Botelho, Ane Beatriz Mendes Ruas, Ana Clara Santos Cardoso e André Leal Seixas.

Conheça as 14 fotos selecionadas. Clique aqui.