Portal IFNMG - Sábado letivo com projeto Eleitor do Futuro é realizado no Campus Avançado Janaúba Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 03 de Maio de 2022, 14h48 | Última atualização em Terça, 03 de Maio de 2022, 15h29

No último sábado, dia 30/04/2022, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Avançado Janaúba, promoveu o projeto "Eleitor do Futuro", uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Os estudantes dos Cursos Técnicos integrados em Informática e Vigilância em Saúde do Campus Avançado Janaúba participaram da palestra do projeto realizada na Biblioteca Pública - Espaço Cultural Central do Brasil de Janaúba, que teve como palestrante o Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Marcos Paulo Oliveira de Jesus. A atividade foi organizada pela pedagoga Jucielle Macedo Alves em parceria com o grêmio estudantil.

Durante a palestra foram abordados os seguintes temas: segurança e a credibilidade do sistema de voto eletrônico; educação digital para a cidadania e combate à desinformação (Fake News); história da Justiça Eleitoral e do voto no Brasil; as consequências jurídicas da abstenção, do voto branco e do voto nulo; funcionamento do sistema proporcional; canais de comunicação e denúncia da Justiça Eleitoral; combate à compra e venda de votos; alistamento eleitoral.

Ações de cidadania

A Escola Judiciária Eleitoral tem três projetos voltados para a formação e orientação de jovens, desenvolvidos para estudantes do ensino fundamental e ensino médio: Eleitor do Futuro, Rede de Conversas e Câmara Mirim. Instituições de ensino interessadas em agendar uma atividade podem acessar a página da Escola Judiciária Eleitoral no site do TRE para conferir como fazer a solicitação.