Portal IFNMG - IFNMG publica edital para concessão de bolsa de doutorado e auxílio-moradia Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG publica edital para concessão de bolsa de doutorado e auxílio-moradia

Publicado: Terça, 31 de Maio de 2016, 17h20 | Última atualização em Terça, 31 de Maio de 2016, 17h30

Professores do IFNMG que estão afastados integralmente para cursar programas de doutorado podem concorrer ao processo seletivo para a concessão de bolsa de doutorado e auxílio-moradia do Programa de Formação Doutoral Docente (Prodoutoral) da CAPES. O processo está sendo regido pelo Edital nº 218/2016

Para participar do Programa, os docentes deverão pertencer ao quadro docente do IFNMG, em regime de 40 horas semanais, em tempo integral ou com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional. Os docentes também devem estar regularmente matriculados em programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES, com conceito igual ou superior a 4, e enquadrado nas seguintes áreas do conhecimento: Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciência da Informação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Nuclear, Física, Zootecnia, Geociências, Matemática, Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

As inscrições começam no dia 06 de junho e vão até o dia 17 de junho. Elas deverão ser realizadas no Setor de Protocolo da Unidade do IFNMG onde o servidor encontra-se em exercício e dentro dos horários normais de funcionamento desses setores em cada Unidade (Campus ou Reitoria). No ato da inscrição, o candidato deverá entregar em envelope lacrado os documentos exigidos no edital.

Investimento 

O Prodoutoral/CAPES objetiva promover, em nível de doutorado, a qualificação dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com vistas a criar e consolidar grupos de pesquisa em áreas estratégicas e prioritárias, programas de pós-graduação já existentes, bem como a fomentar a cooperação acadêmica.

Será concedida uma bolsa de doutorado e uma cota de auxílio-moradia (cota institucional concedida ao IFNMG pela CAPES). O valor mensal da bolsa de doutorado é de R$ 2.200,00 e do auxílio-moradia é de R$ 1.100,00. A bolsa e o auxílio-moradia serão concedidos pelo prazo de 12 meses, podendo ser renovados anualmente até atingir o limite de 36 meses. O auxílio-moradia somente será concedido quando o bolsista realizar o doutorado em instituição situada em município distinto da instituição de origem.

Os critérios de seleção são: conceito do curso, atribuído pela última avaliação da CAPES, tempo para conclusão do curso e a pontuação do currículo referente aos últimos três anos.

Serão aceitas inscrições via Correios, que deverão ser encaminhadas por Sedex com Aviso de Recebimento (AR), devendo ser postadas até o dia 14/06/2016. Endereço para envio: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Reitoria A/C: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPPI. Rua: Cel Luiz Pires, nº 202, Centro, Montes Claros - MG, CEP: 39.400-106.

Acesse o Edital nº 218/2016 e os anexos aqui.

Fim do conteúdo da página